A aguardada parceria entre The Weeknd e Anitta materializou-se em “São Paulo”, lançada no dia 30 de outubro, justamente no período próximo ao Halloween, e já alimenta intensas discussões na internet. Recheado de referências simbólicas e uma atmosfera sombria, o videoclipe tem levantado várias teorias e interpretações entre os admiradores.
O mistério de ‘São Paulo’ e sua revelação gradual
A canção “São Paulo” integrou a apresentação de The Weeknd em setembro, durante uma apresentação no Brasil, marcando a primeira apresentação pública da faixa. Parte do ainda inédito álbum “Hurry Up Tomorrow”, a música conta com a colaboração de Anitta e incorpora um trecho de “Bota na Boca, Bota na Cara”, da icônica Tati Quebra Barraco. Uma prévia da faixa foi disponibilizada em um vídeo ao vivo no YouTube em 18 de setembro, e o videoclipe, que veio posteriormente, tem uma estética peculiar, atraindo olhares e especulações.
O simbolismo e a narrativa visual no clipe
No fim de semana anterior ao lançamento, Anitta compartilhou uma enigmática imagem de si mesma “grávida”, vestindo uma máscara branca, seguida por uma imagem de ultrassom datada de 30 de outubro, dia em que a música foi revelada ao público. Nos comentários dessas postagens, The Weeknd e Anitta interagiram de forma sugestiva, confirmando o lançamento iminente. No próprio clipe, Anitta surge mascarada, grávida e escoltada por seguranças pelas ruas de Nova Iorque. Em um momento de intensa dramatização, ela é acometida por “contrações” e se dirige a uma fonte, onde, de maneira inesperada, dá à luz uma boca. A boca, que emerge em sua barriga, começa a cantar – uma interpretação ousada e surrealista.
Interpretações e teorias sobre o renascimento e o mistério
Esse enredo carregado de simbolismo rapidamente inspirou teorias dos admiradores: alguns acreditam que “São Paulo” retrata o renascimento artístico e pessoal de The Weeknd, ou melhor, de Abel Tesfaye, nome de batismo que o cantor recentemente declarou desejo de adotar. Em sintonia com os lançamentos anteriores, a faixa parece conectar-se a um ciclo simbólico, no qual “Timeless” marca a despedida e “Dancing in the Flames” aponta para a morte.
Outra teoria sugere que Anitta estaria grávida de uma entidade monstruosa, cuja força e poder desafiam sua própria humanidade. Neste contexto, o nascimento da criatura simbolizaria o surgimento de uma nova era, uma metáfora para a transição e transformação profunda.
A expectativa pelos próximos capítulos
O clipe de “São Paulo”, ao mesmo tempo instigante e polêmico, já ultrapassou 2 milhões de visualizações e ocupa o segundo lugar entre os vídeos de música mais vistos no YouTube. Contudo, para que a narrativa enigmática de “Hurry Up Tomorrow” seja totalmente desvendada, será preciso esperar pelo desenrolar dos próximos lançamentos.